Estação
Nessa janela é onde configuramos uma nova estação no Sistema Master.
1 - Informações da Área
Nome: Aqui é cadastrado o Nome da Área que será mostrado no topo superior direito do Sistema, e também qualquer alarme vinculado a área
Número: Número que a área será vinculada, é o mesmo número que será mostrado em "Botões de Navegação".
Manual / Auto com senha
Sim: Quando passado uma área para automático é necessário uma senha para autenticação.
Não: Qualquer operador cadastrado no sistema pode passar uma área para automático ou manual sem necessidade de uma senha.
Intervalo de comunicação: Caso esse tempo seja diferente de ZERO, o sistema Master fará a coleta de dados dessa área respeitando esse intervalo de transmissão.
Núm sinaliz: Em alguns casos pode aplicar um tipo de visualização diferente.
Utilizando esse campo faz com que a área é mostrada em outra área nos Botões de Navegação.
Exemplo: Se o "Número da área" estiver em 2, e o "Número de sinalização" estiver setado em 4, significa que a área 2 vai aparecer no mesmo botão da área 4 na barra lateral (ficará alternando entre 2, 4, 2, 4, 2, 4.... no mesmo botão da barra lateral).
Área Comando: Usado para um tipo de aplicação customizado feito para (ETE e ETA). Colocando o número de uma área, faz com que a mesma consiga iniciar um ciclo de amarrações entre outras áreas distintas.
Tipo Remota: Informa o tipo de Remota (CLP) está instalada no local.
0 - V1000 / VS10
1 - uSmart
2 - VS7
3 - SmartCam
2- Comunicação com área
Protocolo: Existem 4 (quatro) tipos de protocolos já instalados e configurados no sistema Master, sendo eles:
Esses protocolos foram desenvolvidos pela Vector Serviços Ltda.
QuickComm - O pacote enviado tem um bloco CRC embutido para verificação de dados, e o mesmo tem 1 byte a menos para cada instrumento enviado (maior velocidade e melhor escolha para se trabalhar)
VecServ32 - Comunicação criada pela Vector Serviços em 32 bits, quando o valor transmitido é maior que 65.535 (ex: utilizando um instrumento Modbus na estação), é necessário usar esse protocolo.
VectorCrc - O pacote enviado tem um bloco CRC embutido para verificação de dados.
Vector Cs - A verificação é feita pela soma de todos os bytes do pacote.
Comunicação: Estando Habilitada, o sistema está pronto para a comunicação com esse CLP instalado no local, caso esteja Desabilitada significa que o sistema não irá pegar nenhuma informação dessa área, e mostrando ela em Status de Desabilitada na Barra de Navegação.
Porta: O Sistema pode ter 3 portas de comunicação, P1 (Serial), P2 (Serial) e Web (pacote TCP/IP).
P1 - Pode configurar a P1 como COM1, COM2, COM3 ou COM4, e com qualquer velocidade de comunicação (veja em Tráfego da porta Serial).
P2 - pode configurar a P2 como COM1, COM2, COM3 ou COM4, e com qualquer velocidade de comunicação (veja em Tráfego da porta Serial).
TCP - Habilitando essa opção faz com que a estação comunique via Internet ou Rede.
Modo de comunicação: Temos 3 tipos de comunicação entre o Sistema e o CLP,
Nenhuma caixa selecionada: Significa que o Sistema comunicará com o CLP na estação por meio padrão, utilizando ou as portas Seriais da máquina ou pela porta Ethernet.
Arquivo RX: Estação passará a verificar os arquivos TXT gravados dentro do sistema, isso acontece quando temos DataLoggers que precisam compartilhar dados para o Sistema supervisório.
Redundante: É usado quando na estação tem, por exemplo, um rádio 5.8Ghz Wifi enlaçado em uma rede, e como secundário um Rádio de 900Mhz utilizando a porta RS232
Por padrão a porta Ethernet TCP é o "canal" de comunicação prioritário, e Serial RS232 secundário, caso tenha uma falha de comunicação da rede 5.8Ghz Wifi até a estação, automaticamente o sistema pergunta para mesma estação utilizando a porta "secundária RS232" para receber os dados.
Fim de Recepção: Existem 2 tipos de delimitar o fim de recepção entre o Sistema Master e o CLP.
Timer FimRx: O bloco é finalizado depois do tempo determinado no campo "Tempo (ms)", no início do pacote esse tempo é iniciado, caso passe esse e não chegue nenhuma informação adicional, ele passará para outra área.
Bloco área: Quem determina o fim do pacote é o bloco de recepção recebido da Área.
3 - Tempos de RX em ms
Time Out Serial: Define o tempo (em milissegundos) em que a Central “espera” uma resposta de comunicação da RTU até acusar erro de comunicação ou fazer uma nova tentativa (via Porta RS232)
Time Out Web: Define o tempo (em milissegundos) em que a Central “espera” uma resposta de comunicação da RTU até acusar erro de comunicação ou fazer uma nova tentativa (via TCP/IP)
Fim Rx Serial: Tempo em (ms), define qual o tempo em que a Central "espera" para baixar a portadora, após receber todos os pacotes da estação. (Serial RS232)
Fim Rx Web: Tempo em (ms), define qual o tempo em que a Central "espera" para baixar a portadora, após receber todos os pacotes da estação. (Ethernet)
Carrega Tempos: Esse botão é vinculado diretamente a "Configura Comunicação", clicando faz com que TODAS as áreas cadastradas no Sistema carreguem os tempos cadastrados na janela de Comunicação, fazendo carregar um tempo "padrão".
4 - Nova Área
Adiciona: Adiciona uma nova Área no sistema
Insere: Caso haja necessidade de inserir uma área "entre" estações já cadastradas, exemplo: 1, 2, 3, 5, 6, 7... E queira inserir uma área "4" entre a estação 3 e 5.
Apaga: Clicando nessa opção a estação mostrada é apagada do sistema
5 - Menu inferior
Primeira: Vai para a primeira área configurada.
Anterior: Vai para a área anterior
Próxima: Vai para próxima área.
Última: Vai para última área configurada.
Aplica: Confirma as alterações feitas na janela.
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Qt Help documentation made easy